Skip to content
Entrar
Twitter
Facebook
Linkedin
Google plus
Ambiente
Alenquer
RESÍDUOS
PROJETOS
ECOVALOR
TONELADAS DE AJUDA
COMPOSTAGEM
RECOLHA SELETIVA
RECOLHA INDEFERENCIADA
RECOLHA DE MONOS
LIMPEZA URBANA
ESPAÇOS VERDES
Conservação Natureza
PAISAGEM PROTEGIDA DA SERRA DO MONTEJUNTO
MONUMENTO NATURAL LOCAL DO CANHÃO CÁRSICO DA OTA
ÁRVORES EMBLEMÁTICAS E AUTÓCTONES DE ALENQUER
CROA
ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS
PLANO INTERMUNICIPAL PARA ADAPTAÇÃO ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS (PIAAC)
LABORATÓRIOS VIVOS PAR A A DESCARBONIZAÇÃO (LVPD)
Monumento Natural Local do
Canhão Cársico de Ota
Saiba mais
ASSISTA AO VIDEO
PATRIMÓNIO GEOLÓGICO
O Canhão Cársico de Ota é um vale escarpado, resultado da ação erosiva do rio nos calcários do Jurássico Superior. Constitui um dos mais valiosos tesouros do Património Natural, Histórico e Cultural do concelho de Alenquer, apresentando características da maior relevância a nível nacional. De acordo com Crispim (2008), este vale constitui um dos mais interessantes vales em “canhão” das regiões calcárias portuguesas, com escarpas a pique e cones de cascalheiras. Integra desde 2014, o Inventário de Geossítios de Relevância Nacional. Este conjunto geomorfológico caracterizado por grandes vertentes marcadas pelo seu excecional pendor e ampla diversidade de exposições, abriga comunidades vegetais e um conjunto de elementos biológicos de grande importância para a conservação da biodiversidade.
FAUNA E FLORA
Os estudos de caracterização efetuados em 2015 permitiram identificar 362 espécies de flora, sendo 32 consideradas "Raras, Endémicas, Localmente Ameaçadas ou em Perigo de Extinção" (algumas têm neste local o maior núcleo populacional do país). Cinco dessas espécies integram os anexos da Diretiva Habitats (Diretiva 92/43/CEE aplicada no território nacional através do Decreto-Lei nº 140/99, de 24 de abril, republicado pelo Decreto Lei nº 49/2005, de 24 de fevereiro). Foram ainda identificados 11 habitats protegidos (um deles prioritário) incluindo 8 grutas e 6 ha de formações rochosas (escarpas e cascalheiras). Ao nível da fauna terreste identificaram-se 61 espécies de aves, incluindo 10 consideradas ameaçadas (6 legalmente protegidas), 10 espécies de mamíferos duas delas protegidas, e 7 espécies de répteis (duas protegidas).
PATRIMÓNIO ARQUEOLÓGICO
A ocupação humana da área está também bem documentada em vestígios arqueológicos (perto de 1700 materiais classificáveis identificados) que permitem datar cronologicamente a ocupação desde o Paleolítico até ao Período Islâmico. Existe um Sítio arqueológico referenciado (outros dois possíveis) e 10 locais com ocorrências de interesse arqueológico. A relevância de todo este património natural observado no Canhão Cársico da Ota permitiu a sua classificação como Monumento Natural (Edital nº 1073/2019 de 26 de setembro), contemplando a proteção dos valores naturais e a adoção de medidas de gestão que garantam integridade das suas características e das zonas imediatamente circundantes.
Entrar
×
Email
Senha
Conheça mais
Conservação da Natureza
Paisagem Protegida da Serra de Montejunto
Educação Ambiental