No fundo do compostor, coloque, aleatoriamente ramos com até cerca de 5 cm de grossura, de forma a promover o arejamento e impedindo a compactação no fundo do compostor.
Adicione, em seguida uma cada de 5 a 10 cm de castanhos. Os materiais castanhos são ricos em carbono, sendo geralmente secos (p.e. folhas secas, cascas de batata, agulhas de pinheiro).
De forma a acelerar o processo e se possível, adicionar, no máximo, uma mão cheia de terra ou composto pronto. Note-se que grandes quantidades de terra/composto adicionadas diminuem o volume útil do compostor e poderá criar compactação dos materiais, o que não é desejável.
Adicione uma camada (também com 5 a 10 cm) de verdes. Os materiais verdes, são ricos em azoto, sendo geralmente húmidos (p.e. folhas verdes, restos de vegetais e frutas não temperados, cascas de ovos, flores).
Repita o processo de adição de camadas até ter o compostor cheio ou não ter mais material disponível. Não necessita de encher o compostor, adicione o material à medida que estes fiquem disponíveis.
A última camada a adicionar deve ser sempre de castanhos. Isto diminuirá os problemas com odores e a proliferação de insetos.